Distribuição da carteira em janeiro/2020 e Plano dos 1.000 dias

Boa tarde!

No último post, esqueci de mencionar no raio-x do meu patrimônio como ele está atualmente distribuído por classe de ativos (janeiro/2020):

Ações: 45%
FIIs: 37%
Tesouro Direto 2020 e 2026 com cupom de juros: 14%
Reserva de emergência: 4%

Meu objetivo de distribuição (pelo menos por hora) é 45% ações, 45% FIIs, 10% TD além de 3 meses de gastos na reserva de emergência (12k).

Dessa forma, posso gerar fluxo de caixa para usar metade e reinvestir metade no que estiver mais para trás e fazer o patrimônio crescer.



Plano dos 1.000 dias

Falei no post passado que pretendo atingir a IF mais cedo pelo corte de gastos, não tendo as despesas que terei atualmente, para assim acelerar o processo de liberdade na cidade interiorana.

Como me sinto muito ansioso para largar o emprego e viver de renda, bolei um plano de aposentadoria precoce: o plano dos 1.000 dias.

Os 1.000 dias serão a contagem regressiva para que eu possa chutar o balde e me dedicar ao que realmente me interessa: família, hobbies e ócio na natureza! Qualidade de vida de forma frugal. Me parece bem parecido com o conceito de lean fire,  muito bem explicado pelo AA40.

A contagem foi iniciada em 1º de janeiro de 2020 e vai até agosto de 2022 mais ou menos. Não é para ser exato, mas só para dar uma sensação de que está bem próximo. Nesse caso, já se passaram 26 dias! 974 to go...

A partir dos próximos posts vou contabilizar em meses para facilitar, não precisa ser exato, apenas uma estimativa.

A verdade é que penso muito em fazer isso até antes e dar um arroxo nas contas, além da Sr.ª Capitã Fantástica segurar as pontas nos primeiros anos para que o patrimônio exploda pelo reinvestimento de boa parte dos proventos e pelo trabalho dos juros compostos. Mas o que farei, só o tempo dirá.

Fevereiro tem post com atualização da carteira.

Abraços!

"Power to the people! Stick it to the man!"


Viggo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

carteira de fevereiro/2021 + criptoativos

Carteira de Julho/2020 + série Dark

Carteira de Junho/2020 + Filme The Road (A Estrada)